Jaco Pastorius

14-01-2011 13:52

Era o primeiro filho, dos três filhos, do casal John Francis Pastorius II, que era baterista e Stephanie Katherine Haapala.

O apelido "Jaco" tem origem em sua ligação com o esporte. Como o apelido de seu pai era Jack, começaram a chamá-lo de Jacko, em referência ao lendário jogador de beisebol, Jocko Colon. Quando o pianista francês Alex Darqui escreveu um recado para Pastorius, utilizou a grafia JACO. Pastorius gostou então dessa forma de soletrar seu apelido e adotou a partir de então: Jaco.

Além de seguir os passos de seu pai como baterista, Pastorius era fã de esportes, e jogava beisebol, basquete e futebol americano desde jovem. Em uma partida de futebol americano, sofreu um acidente onde quebrou seu pulso esquerdo, comprometendo a agilidade como baterista. Nessa época, tocava bateria no conjunto Las Olas Brass. David Neubauer, então baixista do Las Olas, saiu do grupo, permitindo então que Pastorius assumisse sua posição, por volta de 1970.

Nascia assim uma lenda do contrabaixo. Jaco gravou com grandes nomes da música e também realizou trabalhos solos. Seus discos são considerados os melhores em relação ao instrumento.

Jaco, no fim de sua carreira era considerado excessivamente excêntrico em sua música, muito devido ao seu estado mental decorrente do consumo de drogas e álcool.

Um de seus últimos trabalhos " Holiday for Pans",feito juntamente com Othelo Molineaux foi roubado e recuperado anos mais tarde, mas sem já possibilidade de aproveitamento total. Seus contrabaixos Fender Jazz Bass 62 foram também roubados e nunca recuperados. Não foi o inventor, mas como disse um crítico certa vez, Jaco trouxe maturidade ao instrumento ao utilizar baixos fretless com precisão de violoncelista.

Após um show de Carlos Santana dirigiu-se ao Midnight Bottle Club, em Wilton Manors, Florida onde entrou em uma briga com o gerente do clube, chamado Luc Havan. Como resultado da briga, sofre traumatismo craniano e ficou em coma por dez dias. Depois que os aparelhos foram retirados, seu coração ainda bateu por três horas. A morte do mais ilustre contrabaixista de todos os tempos data de 21 de setembro de 1987, aos 36 anos e dez semanas. Foi enterrado no cemitério Queen of Heaven, em North Lauderdale.