Baixo Acústico
O baixo acústico é também chamado popularmente de baixolão. Usa apenas métodos acústicos para projectar o som produzido pelas suas cordas, ao contrário do baixo elétrico. O baixo acústico consiste em uma das raras excessões de surgimento de um instrumento posterior à sua versão elétrica. Similarmente ao baixo elétrico original, o baixo acústico tem quatro cordas que são afinadas, normalmente, Mi, Lá, Ré e Sol, sendo uma oitava abaixo das cordas mais graves da guitarra de seis cordas, e com o corpo oco.
Assim como no baixo elétrico, modelos com cinco ou mais cordas já foram produzidos, embora estes não sejam tão comuns, em parte porque a caixa de ressonância da guitarra baixo acústico ainda é pequena demais para produzir uma amplitude de volume suficientemente satisfatória na tessitura dos tons graves audíveis.
Uma alternativa para os baixos acústicos de cinco ou seis cordas é amplificar o som deles com um captador, e aí plugálos em uma caixa amplificada. Nesse caso deve-se ter atenção especial ao emprego em conjunto (dependendo da potência da caixa amplificada) de um anti feedback para evitar microfonia.
Publiquei na galeria imagens do meu baixo acústico marca Dean. Tem um belo som. Por enquanto ainda não consegui encontrar o anti feedback para ele, mas tocando a meio volume o som já sai maravilhoso.