Deslizamento de terra
Como estamos no momento passando por intensas chuvas, principalmente no Sudeste do país, convém esclarecer o fenômeno do deslizamento de terra que geralmente acompanha as chuvas e provocam gravas danos, tanto ambientais como humanos.
O deslizamento de terra que ocorre principalmente durante um período de chuvas torrenciais é decorrente principalmente de uma ação antrópica, ou seja, o maior responsável acaba sendo o homem.
Ao promover o desmatamento das encostas, seja para ocupação de moradias, seja para atividades agrícolas ou outras, o homem retira a principal proteção do solo que ali está. O solo exposto sofre compactação devido o impacto das gotas de chuva e acabam surgindo áreas de escoamento com o consequente surgimento de rachaduras e fendas que favorecem os deslizamentos.
O solo por estar sobre uma camada rochosa desliza sobre esta por ação da gravidade, e então ocorrem as tragédias que aparecem em nossos jornais.
Tal situação pode ser amenizada com a construção de canais para escoamento da água e processo de reflorestamento das encostas.