Novo Telescópio
O CMPA possui como fazendo parte de seu acervo didático um telescópio Celestron de 11 polegadas doado pelo Projeto Telescópios na Escola (antigo Observatórios Virtuais) em 2002. No ano de 2009, o CMPA integrou o corpo nacional de "nós locais" para divulgação da astronomia em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, AIA - 2009. Com essa função foi necessário transportar o telescópio Celestron-11 e seus equipamentos para diversos ambientes de escolas e atividades de campo, o que fazia com que constantemente fosse necessário tirá-lo do seu sitio de observação, retorná-lo e alinhá-lo todas as vezes. Esse monta-desmonta durou todo o ano de 2009 e de2010. A equipe composta pelos Prof° Gomes, Paim e Bruscato estavam preocupados com a integridade do equipamento nessas idas e vindas.
Ao final do ano de 2010 o Comando do Colégio sensibilizou-se com a situação e reconhecendo a importância do empreendimento para o qual o Clube de Astronomia do Colégio Militar havia se comprometido a nível nacional e internacional, adquiriu um modelo mais moderno e compacto de telescópio para facilitar o transporte e o deslocamento para diferentes sítios de palestras e observação do céu.
O novo telescópio, embora tenha uma menor pupila de entrada, didaticamente nada deixa a desejar quanto as observações dos astros. É mais leve e bem mais compacto, pois tem apenas duas partes móveis (o tripé de apoio e o telescópio, propriamente dito), ao contrário do outro que tem quatro partes móveis de de peso considerável. Tem a vantagem ainda de se posicionar por GPS, não necessitando alinhamentos rigorosos utilizando o polo celeste e as estrelas.
O Celestron 11 ficará agora fixo no observatório e permanentemente alinhado, o que permitirá uma maior disponibilidade para realização de pesquisas e obtenção de imagens mais nítidas dos corpos celestes.